Logotipo Mais Folego
Simule agora!

Saia do vermelho e comece a lucrar com o próprio dinheiro

Por: Plastika
1 de abril de 2021 | Tempo de leitura 6 minutos

Texto alternativo de exemplo

Gastar mais do que ganha…

Essa ação é mais comum do que você imagina. Se você faz parte desse time, que possui atitudes nada saudáveis, financeiramente falando, não se preocupe, pois temos ótimas dicas para compartilhar.

 

Cenário brasileiro

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2020, a proporção de famílias endividadas chegou a 67,1%.

Embora esse seja um cenário assustador, ele reflete justamente como anda o comportamento de muitos brasileiros. Cada vez mais, as pessoas têm dificuldade para afirmar onde gastam seus recursos, já que não fazem nenhum acompanhamento de gastos e acabam perdendo totalmente o controle das finanças, o que pode acabar virando uma bola de neve de contas atrasadas e endividamento

Quer sair dessa situação ou evitar entrar para a estatística de endividados? Chegou a hora de aprender alguns passos bem simples para você tomar as rédeas de sua vida financeira!

 

 

1) Entenda suas finanças

  • Sem sombra de dúvidas, esse é o primeiro passo para tornar sua vida financeira mais saudável!
  • Coloque em um papel todos os gastos fixos mensais, como aluguel, TV a cabo, mensalidades escolares etc., e entenda seus gastos variáveis, como energia, internet, cartão de crédito ou qualquer outro gasto recorrente, que seja cobrado conforme o consumo;
  • Liste todos os seus ganhos, seja salário, lucros da empresa, renda extra ou qualquer entrada de dinheiro, mesmo que seja uma entrada única;
  • No caso de dívidas, fale com credores e entenda o valor devido, para traçar o melhor plano de quitação dessas pendências.

 

 

2) Organize tudo em uma planilha (e guarde comprovantes)

Crie uma planilha virtual ou física para registrar seus gastos, ganhos e dívidas. Hoje, na internet, existem modelos de planilhas bem completos e outros mais simples que você pode salvar e utilizar como base de desenvolvimento de um arquivo personalizado.

Dicas extras:

  • Registre todo o dinheiro que entra e sai e todos os gastos, por menores que sejam;
  • Se você tem dificuldade de lembrar o que comprou ou com o que gastou, guarde seus comprovantes até que tudo esteja devidamente anotado em sua planilha.

 

 

3) Resolva suas pendências

Essa parte é um pouco mais complexa, porém necessária: negociar dívidas.

Faça de tudo para quitar o que puder, utilize o salário extra do 13º ou se organize para pagar tudo o que for possível à vista e aproveitar os descontos.

O que não for possível quitar, negocie, parcele e não esqueça de contar com essa despesa fixa, pelos meses do parcelamento. Se os valores devidos forem elevados e com juros correntes muito altos, considere tomar um empréstimo com taxas de juros mais baixas e substituir essas dívidas por apenas uma, mais barata.

A linha de empréstimo com garantia de imóvel do +Fôlego é uma ótima alternativa. Simule agora mesmo.

 

 

4) Diminua despesas

Repensar alguns gastos também é algo inevitável para ficar no azul. Economize sem grandes sofrimentos, revisando despesas menores e rotineiras e aproveitando promoções, por exemplo.

E lembre-se: você não precisa cortar seu lazer, mas procurar opções mais baratas.

 

 

5) Crie uma reserva

Os gastos inesperados existem e você precisa estar preparado para eles, por isso é tão importante criar uma reserva de emergência

Para calcular o valor ideal de uma reserva, considere as seguintes dicas:

  • Separe um valor para cobrir suas despesas mensais por pelo menos 6 meses. É isso que vai garantir tranquilidade, caso você fique sem uma renda fixa ou tenha algum gasto inesperado;
  • Coloque esse dinheiro em uma aplicação que tenha, ao mesmo tempo, rendimento e liquidez. Ou seja, a possibilidade de acessar esse dinheiro sempre que precisar. O Bari oferece ótimas opções em Renda Fixa e você precisa conhecê-las.

 

 

6) Invista seu dinheiro

Com a reserva de emergência pronta, comece a pensar em variar sua carteira de investimentos. Busque uma instituição de confiança e conheça outros produtos de Renda Fixa com rendimentos maiores e prazos mais longos e até investimentos em Renda Variável.

Nessa fase, é importante você conhecer seu perfil de investidor. Isso é o que vai dizer até onde você está seguro para ir e qual o melhor modelo de aplicação para você.

 

Gostou das dicas? Então fique por dentro das novidades no blog do +Fôlego para receber muito mais!