Logotipo Mais Folego
Simule agora!

Renda extra: como aumentar renda com atividades extras

Por: Plastika
1 de abril de 2021 | Tempo de leitura 5 minutos

Texto alternativo de exemplo
Uma legenda qualquer para ilustrar a posição do texto.

Você já pensou em como aumentar sua renda, mas não sabe por onde começar? A boa notícia é que estamos aqui para te ajudar a descobrir novas formas de como ter renda extra.

Mas antes, vamos introduzir alguns dados importantes para você saber como ter mais renda é importante: em outubro de 2020, de acordo com um levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o rendimento médio mensal de trabalhadores brasileiros era de R$2.529.

A instituição revelou também que 1/3 das pessoas que exercem algum tipo de atividade profissional recebem menos que um salário-mínimo. Ou seja: esses dados servem para que possamos refletir sobre a necessidade de ter uma renda extra, principalmente após o cenário de pandemia onde ter um dinheiro a mais faz toda a diferença nas contas.

Pensando nisso, o +Fôlego traz aqui 8 atividades extras que você pode realizar para sair do vermelho e ter uma vida financeira um pouco mais saudável. Confira abaixo!

 

1. Compre produtos importados e atue com revenda

Os brasileiros valorizam bastante artigos como roupas, acessórios e utensílios domésticos que são comercializados em outros países. Assim, para escolher o que vender e ter renda extra nesse segmento, faça uma pesquisa dos produtos mais requisitados.

Além disso, aprenda a fazer compras em outros países, informe-se sobre os tipos de impostos, prazos de entrega… Na internet, você encontra várias pessoas que atuam como personal shopper compartilhando dicas para quem quer ganhar renda extra com esse tipo de atividade.

 

2. Crie oportunidades para ganhar dinheiro na internet

A internet oferece um verdadeiro universo de possibilidades para quem quer descobrir como ter renda extra. Com a pandemia, a digitalização, as vendas online e os cursos EaD — que já eram uma tendência — se intensificaram ainda mais.

E, por trás de um bom site, aplicativo ou plataforma virtual existe uma pessoa que trabalha com programação. Se você tem esse tipo de habilidade, aproveite para divulgar seus serviços e ajudar pequenas empresas a marcarem presença na internet.

 

3. Ofereça aulas particulares ou serviços de redação

Quem gosta de escrever, é apaixonado por literatura e domina a gramática pode usar essas habilidades para ter renda extra. Uma das opções é oferecer aulas particulares para as pessoas que farão ENEM ou prestarão concurso, por exemplo.

Mas, caso o seu foco seja na produção de textos, uma boa saída é trabalhar com redação de artigos para blogs, posts de redes sociais, e-books ou revisão textual. Uma dica é criar um perfil no site Workana e oferecer seus serviços por ele.

 

4. Produza e venda doces ou salgados

No Brasil, comemorar aniversário, noivado, batizado e casamento é sinônimo dos famosos comes e bebes. Então, se você gosta de cozinhar comidinhas de festa, é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro com isso.

Divulgue em seu Instagram, Facebook ou WhatsApp o cardápio com os produtos oferecidos. O ideal é fazer um combo festa, com bolo, docinhos, salgados, refrigerante e guardanapos. Quem gosta de praticidade, com certeza, vai comprar seus produtos.

 

5. Monte uma lojinha virtual no Instagram e marketplaces

Como mencionado acima, você pode divulgar seus produtos em suas redes sociais para ajudar a aumentar as vendas. Você pode montar uma loja virtual no Instagram, por exemplo, ou vender seus produtos em marketplaces.

Existem plataformas prontas que dão todo o suporte, para que você comercialize seus produtos com facilidade, como a Shopee, Elo7, Magazine Luiza, Mercado Livre, entre outras mais.

 

6. Utilize seu veículo para aplicativos de carona e entregas

É possível ganhar renda extra com seu próprio carro. Faça sua inscrição na Uber ou 99Taxis e use os dias ou horários de folga para fazer dinheiro transportando pessoas.

Outra opção é entregar produtos pelo iFood ou Rappi. Nesse caso, vale a pena ter uma moto. Mas, lembre-se de tomar todas as medidas de segurança necessárias para garantir que você transitará com segurança pela cidade.

 

7. Produza artesanatos

Pintura autoral, costura, bordado, customização, objetos de decoração personalizados, acessórios, artigos para bebê, entre outros produtos artesanais nunca saem de moda. Portanto, se você tem talento para criar peças que causam admiração, use isso para lucrar.

O mercado de economia criativa tem crescido consideravelmente. Então, vale a pena divulgar sua arte e participar de feiras e exposições criativas que acontecem com frequência em diferentes regiões do país.

 

8. Alugue um quarto ou garagem da sua casa

O hábito de alugar um quarto ou, até mesmo, a casa inteira em época de temporadas é muito comum em outros países, como os Estados Unidos. Essa forma de ter renda extra tem sido cada vez mais usada no Brasil.

Se tiver um quarto sobrando em sua casa, divulgue a locação em plataformas confiáveis, como Airbnb. Faça uma descrição detalhada do espaço, mencione as vantagens de localização, limpeza, internet, entre outros atrativos.

 

Viu só? Ganhar dinheiro para complementar a renda é mais fácil do que você imagina. O importante é sempre estar disposto a aprender cada vez mais, contribuir com o bem-estar de outras pessoas e, ainda por cima, lucrar com tudo isso. Hoje em dia, podemos aprender tudo o que queremos, com comodidade e ótimo custo-benefício.

Mas, independentemente de como você vai fazer para ter renda extra, uma coisa é fato: é preciso contar com um bom planejamento financeiro e estratégias de gestão de negócios. Com o +Fôlego, você aprende isso e muito mais!

Conheça outros conteúdos que são disponibilizados em nosso blog! Você pode aprender como organizar seu dinheiro, gerenciar sua empresa, fazer investimentos e uma série de outros assuntos que ajudarão você a sair do vermelho em direção a uma vida financeira mais saudável.