Por ser uma modalidade com garantia, o processo de contratação exige alguns documentos específicos
Se você está buscando crédito para sair do vermelho, o crédito com garantia de imóvel pode ser a solução que vai te dar o fôlego extra que você precisa.
Nessa modalidade, são oferecidas vantagens como possibilidade de tomar valores mais altos, taxas mais baixas e prazo para pagamento mais longo, podendo chegar a 15 anos. Tudo isso favorece a substituição de dívidas mais caras por outra menor e com uma parcela mensal bem mais baixa.
Por ser um empréstimo com garantia, as etapas de contratação são um pouco diferentes de outros tipos de crédito, como o pessoal ou o consignado. Além disso, também é necessária a apresentação de documentos específicos, o que acaba gerando algumas dúvidas nos clientes que buscam esse produto.
E é justamente sobre a documentação solicitada para a contratação do crédito com garantia de imóvel que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para descobrir o que é necessário e como aumentar as chances de aprovação.
Documentos pessoais
Para solicitar um empréstimo com garantia de imóvel, são solicitados alguns documentos pessoais de quem vai contratar o empréstimo. Confira abaixo a lista dos documentos necessários para iniciar o processo de contratação:
- RG ou documento oficial com foto e CPF dos proponentes;
- Comprovante de Estado Civil: se casado, Certidão de Casamento. Se solteiro, Certidão de Nascimento;
- Comprovante de residência: conta de água, energia ou telefone (normalmente, são aceitos comprovantes com vencimento nos últimos 30 dias);
- Comprovantes de renda: Declaração de Imposto de Renda com recibo e extrato bancário dos últimos 6 meses ou os últimos 3 contracheques.
Para contratar o empréstimo com garantia de imóvel + Fôlego, é possível compor renda com até 4 pessoas.
Essa lista pode variar de acordo com a instituição onde o crédito está sendo solicitado, conforme o tipo de contratação e se será feito por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Documentos do imóvel
Além dos documentos pessoais, também são solicitados alguns documentos do imóvel apresentado como garantia. Confira a lista abaixo:
- IPTU: páginas onde constam as informações do imóvel como metragem, inscrição e dados do imóvel;
- Matrícula atualizada do Imóvel.
Autorização para consulta ao Sistema de Informação de Crédito (SCR)
Juntamente com a documentação pessoal, também será solicitada a assinatura da autorização para consulta ao Sistema de Informação de Crédito. Essa assinatura é indispensável para seguir com o processo e dar início a análise de crédito.
Como melhorar as chances de aprovação
Para que o seu processo seja o mais ágil possível e tenha maiores chances de aprovação nas etapas de análise, alguns cuidados são necessários:
- Atenção ao envio de informações e documentos: evite erros e envie cópias legíveis e de qualidade.
- Matrícula do imóvel atualizada: tenha certeza de manter os registros necessários no documento oficial.
- Comprovação de renda: atente-se para o tipo de comprovante aceito na instituição onde está buscando o crédito.
O processo de contratação do crédito com garantia +Fôlego leva em média 20 dias úteis, mas pode variar conforme a apresentação da documentação e também conforme outras etapas que dependem de agendas externas, como a avaliação do imóvel.
Consolide as suas dívidas, pagando menos juros e parcelas mensais mais baratas. Simular seu crédito com garantia de imóvel.