Logotipo Mais Folego
Simule agora!

Empréstimo com garantia de imóvel: quais os documentos necessários para contratação?

Por: Danyelle Matos
25 de maio de 2021 | Tempo de leitura 5 min.

Pessoa assinando contratro

Por ser uma modalidade com garantia, o processo de contratação exige alguns documentos específicos

Se você está buscando crédito para sair do vermelho, o crédito com garantia de imóvel pode ser a solução que vai te dar o fôlego extra que você precisa. 

Nessa modalidade, são oferecidas vantagens como possibilidade de tomar valores mais altos, taxas mais baixas e prazo para pagamento mais longo, podendo chegar a 15 anos. Tudo isso favorece a substituição de dívidas mais caras por outra menor e com uma parcela mensal bem mais baixa. 

Por ser um empréstimo com garantia, as etapas de contratação são um pouco diferentes de outros tipos de crédito, como o pessoal ou o consignado. Além disso, também é necessária a apresentação de documentos específicos, o que acaba gerando algumas dúvidas nos clientes que buscam esse produto.

E é justamente sobre a documentação solicitada para a contratação do crédito com garantia de imóvel que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para descobrir o que é necessário e como aumentar as chances de aprovação. 

Documentos pessoais

Para solicitar um empréstimo com garantia de imóvel, são solicitados alguns documentos pessoais de quem vai contratar o empréstimo. Confira abaixo a lista dos documentos necessários para iniciar o processo de contratação: 

  • RG ou documento oficial com foto e CPF dos proponentes; 
  • Comprovante de Estado Civil: se casado, Certidão de Casamento. Se solteiro, Certidão de Nascimento; 
  • Comprovante de residência: conta de água, energia ou telefone (normalmente, são aceitos comprovantes com vencimento nos últimos 30 dias);
  • Comprovantes de renda: Declaração de Imposto de Renda com recibo e extrato bancário dos últimos 6 meses ou os últimos 3 contracheques. 

Para contratar o empréstimo com garantia de imóvel + Fôlego, é possível compor renda com até 4 pessoas. 

Essa  lista pode variar de acordo com a instituição onde o crédito está sendo solicitado, conforme o tipo de contratação e se será feito por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Documentos do imóvel

Além dos documentos pessoais, também são solicitados alguns documentos do imóvel apresentado como garantia. Confira a lista abaixo: 

  • IPTU: páginas onde constam as informações do imóvel como metragem, inscrição e dados do imóvel; 
  • Matrícula atualizada do Imóvel.

 

Iluatração mostra ícones que representam documentos e dinheiro

Autorização para consulta ao Sistema de Informação de Crédito (SCR)

Juntamente com a documentação pessoal, também será solicitada a assinatura da autorização para consulta ao Sistema de Informação de Crédito. Essa assinatura é indispensável para seguir com o processo e dar início a análise de crédito. 

Como melhorar as chances de aprovação 

Para que o seu processo seja o mais ágil possível e tenha maiores chances de aprovação nas etapas de análise, alguns cuidados são necessários: 

  • Atenção ao envio de informações e documentos: evite erros e envie cópias legíveis e de qualidade.
  • Matrícula do imóvel atualizada: tenha certeza de manter os registros necessários no documento oficial. 
  • Comprovação de renda: atente-se para o tipo de comprovante aceito na instituição onde está buscando o crédito. 

O processo de contratação do crédito com garantia +Fôlego leva em média 20 dias úteis, mas pode variar conforme a apresentação da documentação e também conforme outras etapas que dependem de agendas externas, como a avaliação do imóvel. 

Consolide as suas dívidas, pagando menos juros e parcelas mensais mais baratas. Simular seu crédito com garantia de imóvel.