Logotipo Mais Folego
Simule agora!

Como consultar CPF de graça e sem sair de casa

Por: Danyelle Matos
10 de maio de 2021 | Tempo de leitura 8 min.

Pessoa utiliza notebook sentada em cama com colcha roxa.

Descubra como acompanhar seu histórico financeiro consultando seu CPF gratuitamente pelo computador ou celular

Ter restrições no CPF, ou como se diz estar com o “nome sujo”, dificulta e até impossibilita uma série de ações simples do dia a dia, seja tomar um empréstimo, solicitar um cartão de crédito ou alugar um imóvel.  

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em março, 67,3% das famílias estavam endividadas. Esse é o segundo maior patamar atingido nos últimos 11 anos. 

Seja para consultar as dívidas ativas ou manter tudo sob controle, é importante consultar a situação do CPF periodicamente, pois essa é também uma maneira eficaz de verificar possíveis fraudes ou negativação indevida, de dívidas que não reconhece, por exemplo. 

Mas como consultar a situação do seu CPF? É possível fazer isso gratuitamente? Preciso me deslocar até algum órgão ou posso fazer pela internet? 

Para saber as respostas para essas e outras perguntas, continue lendo o artigo. 

Para que serve a consulta de CPF? 

Acompanhar o CPF e o histórico financeiro pode ajudar de várias maneiras: 

  • Evitar fraudes: golpistas podem utilizar o número do CPF para praticar uma série de fraudes como contratar serviços, solicitar empréstimos, cartões de crédito entre outros. Ao consultar o CPF, é possível constatar esses usos indevidos e minimizar os danos, solicitando o cancelamento. 

 

  • Consultar dívidas e negociá-las: ao consultar o histórico financeiro, também é possível verificar as dívidas ativas no CPF e negociar com os credores, inclusive com descontos nos juros. 

 

  • Score de crédito: nas plataformas de consulta de CPF também é possível descobrir o score de crédito, um tipo de pontuação que classifica os consumidores de acordo com o seu histórico financeiro e perfil de risco. 

Como consultar CPF de graça? 

Hoje é possível consultar o CPF sem sair de casa e sem pagar nada, utilizando a internet. Abaixo, vamos explicar como realizar as consultas em duas plataformas: Serasa Consumidor e Boa Vista SCPC.

Serasa Consumidor

Uma das maneiras de consultar e acompanhar o seu histórico financeiro, verificar dívidas negativadas e score de crédito é através do site Serasa Consumidor

Banner do site da Serasa com título “A Serasa facilita sua vida financeira”, descrição informando “Consultar seu CPF e Score gratuitamente. Limpe seu nome, simule e consiga empréstimo com taxas que cabem no seu bolso” e um botão escrito “Consultar CPF grátis”.

Site da Serasa para consultar seu CPF gratuitamente

Para o primeiro acesso, será preciso informar o CPF e seguir os passos simples de cadastro e criação de senha. Após cadastrado, será possível verificar as dívidas ativas, negociar com credores, consultar o Serasa Score, checar quantas consultas foram realizadas por outras empresas no seu CPF, além de outros serviços financeiros disponíveis. 

O cadastro e as consultas são gratuitas para pessoas físicas verificarem o seu próprio CPF. Também é possível contratar o serviço premium, que monitora o CPF 24 horas contra fraudes e avisa o titular sobre consultas e negativações. 

Boa Vista SCPC

O site do Boa Vista SCPC funciona praticamente da mesma forma que o da Serasa Consumidor. Para realizar o primeiro acesso, é preciso informar o CPF, fazer um cadastro e criar uma senha. Cadastro e consultas também são gratuitas no Boa Vista. 

Área do site Boa Vista SCPC para digitar seu CPF e consultá-lo gratuitamente.

Site Boa Vista SCPC para consultar seu CPF gratuitamente

Com o acesso liberado, será possível verificar as dívidas ativas, consultas realizadas nos últimos 180 dias e o score de crédito. 

Score de crédito

O score de crédito é um sistema de pontuação que reflete os hábitos de consumo e o relacionamento de cada consumidor com o mercado de crédito. Tanto Serasa quanto Boa Vista consideram uma escala de 0 a 1000 pontos e pontuam de acordo com fatores como: 

  • Pagamentos de todas as contas em dia;
  • Histórico de dívidas negativadas;
  • Histórico de pagamento, desde a quitação das contas do dia a dia (água, luz, telefone etc), os crediários e até os financiamentos mais longos, como de veículos ou imóveis;
  • Relacionamento financeiro com empresas;
  • Dados cadastrais atualizados.

Já as graduações de cada faixa de pontuação variam um pouco entre as duas plataformas:

Serasa Score Score Boa Vista
0 a 399: ruim

400 a 599: médio

600 a 799: bom 

800 a 1000: excelente

0 a 549: abaixo da média

550 a 624: médio

625 a 699: bom

700 a 799: muito bom

800 a 1000: excelente

Dica para limpar o nome

Se você está negativado e precisa de um fôlego extra para sair do sufoco, a gente tem a solução: crédito com garantia de imóvel +Fôlego.

Com o nosso crédito, você consolida as suas dívidas em apenas uma mais barata, pagando menos juros, com mais prazo e parcelas mensais bem mais baixas, liberando o seu orçamento mensal para você colocar as finanças em dia. Clique aqui e faça uma simulação.