Logotipo Mais Folego
Simule agora!

O que é reserva de emergência e como calcular o valor ideal?

Por: Plastika
1 de abril de 2021 | Tempo de leitura 3 minutos

Texto alternativo de exemplo

Dados da 3ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro realizada pela Anbima, mostraram que mais de 60% dos brasileiros não economizaram em 2019 e acabaram entrando na crise causada pela pandemia de Covid-19 sem uma reserva financeira de emergência.

Isso, somado ao endividamento, que chegou a 66,3% no final de 2020, de acordo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra como falta educação financeira na vida dos brasileiro.

A solução é relativamente simples: organizar as finanças, reduzir despesas, sair da inadimplência e começar uma reserva de emergência. Se você não sabe nem o que isso significa e muito menos por onde começar, venha com a gente e saia do zero direto para a tranquilidade financeira.

 

Reserva de emergência

Reserva de emergência é um montante de dinheiro poupado para situações emergenciais, que acabam cortando a entrada de dinheiro ou demandando gastos inesperados. O valor da reserva deve suprir as despesas mensais por um período, mesmo diante desses imprevistos.

Veja um exemplo: 3,1 milhões de brasileiros perderam o emprego em apenas três meses de pandemia, de acordo com o IBGE. Imagine uma dessas pessoas que ficaram desempregadas, sem renda e sem uma previsão de quando irá conseguir um novo emprego, logo como essa pessoa fará para arcar com suas contas mensais nos próximos meses?

Situações inesperadas acontecem todos os dias e será muito mais fácil lidar com elas se você estiver preparado financeiramente para isso.

 

 

Valor da reserva de emergência

De acordo com especialistas em finanças, a reserva financeira deve ser, no mínimo, o valor de três a seis meses do valor que você gasta nas despesas fixas mensais. Mas quanto maior for o valor poupado, por mais tempo você terá tranquilidade.

Para descobrir o valor ideal da reserva de emergência, você precisa saber qual o valor das suas despesas mensais, para determinar quanto precisa e consegue poupar mensalmente. Veja mais um exemplo: vamos considerar uma despesa mensal de R$ 2 mil e que vamos começar uma reserva financeira para seis meses. Logo: R$ 2 mil x 6 meses = 12 mil.

 

Onde devo deixar a minha reserva financeira?

O importante aqui é procurar um bom rendimento, que ofereça liquidez diária, ou seja, que permita acesso a esses valores imediatamente, caso precise. Ou seja, o ideal é aplicar a reserva em investimentos que ofereçam segurança, rentabilidade e liquidez diária.